18 de mar. de 2022

Celebrando quase onze décadas de história de herói FEBiano.


Recebo com satisfação e júbilo a notícia que no último dia 12 de março o herói FEBiano Ruy de Noronha Goyos completou seus 108 (cento e oito) anos de idade com boa saúde. Um história viva de quase onze décadas.

Composição - DIAS, C. M. C. - 2022

O Cabo Reformado Ruy de Noronha Goyos lutou na Segunda Guerra Mundial lotado no 9º. Batalhão de Engenharia (9BE), identidade 2G-110032, é natural de Ouro Fino (MG), nasceu em 12 de março de 1914, e é o mais velho Pracinha vivo do Brasil e um dos heróis ex-combatentes da Segunda Grande Guerra vivos mais velhos do mundo.

Homem forte, tranquilo e de um bom humor incrível (sempre brincando com tudo, cmo relatam aqueles que o conhecem bem) Ruy de Noronha Goyos sempre adorou cachorros e depois que retornou ao Brasil voltou a trabalhar em um Posto de Gasolina que possuía em sociedade com um cunhado. Após desfazer aquela sociedade comprou um caminhão para trabalhar por um tempo com fretes. Hoje aposentado pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo tem cinco filhos, sete netos, um bisneto e vive com sua esposa na cidade de Gália (SP) localizada no Centro-Oeste Paulista.

Com uma disposição incrível o Pracinha Ruy de Noronha Goyos esbanja vitalidade e até pouco tempo atrás fazia questão de dirigir seu próprio automóvel. Embora homem de uma enorme presença de espírito sempre conta (até hoje), com muita tristeza, os horrores vividos durante os sangrentos combates vividos nos campos de batalha da Itália onde perdeu muitos de seus amigos.

“Saímos em um navio com 5 mil homens. Descemos em Nápoles e passamos por vários países. Foi um tempo difícil, andávamos a pé, de caminhão. Vimos muitos combates e minas para todo lado”, explica com forte pesar o idoso ex-combatente centenário.

Quando perguntado sobre o segredo para sua longevidade o Pracinha declara: “acordo às 8h todos os dias. Sou 'light' e 'diet' para comer, mas sem frescura. O que me permito é uma tacinha de vinho com três azeitonas dentro do copo, só três”.

No dia 13 de março de 2022 o Instituto Histórico Militar (IHM) condecorou o veterano Ruy de Noronha Goyos com a Medalha Combatente da Força Pública a qual é concedida aos heróis como forma de reverenciar suas contribuições para a preservação da história militar e pelos relevantes serviços prestados à nação.

Em 2017, o Ministério de Estado da Defesa do Brasil concedeu a Medalha da Vitória para Ruy de Noronha Goyos. A Medalha da Vitória é uma condecoração brasileira dada em reconhecimento a todo aquele que atuou em defesa da liberdade e da paz mundial, em especial àqueles que se destacaram durante a Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, entretanto, poucos Pracinhas receberam a Medalha da Vitória.

Todas as homenagens prestadas aos FEBianos serão sempre poucas por tudo que os Lendários Pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) fizeram pelo mundo livre. Assim, celebre-se sempre os nossos formidáveis Pracinhas FEBianos com respeito e admiração.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cabo Ruy de Noronha Goyos! Contigo a COBRA FUMOU.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/03/2022