30 de mai. de 2021

Transformação digital e os CPS não pertencem à Indústria do Brasil.


Em 31 de maio de 2018 postava o texto a seguir reapresentado.

“Estamos vivendo a era da Indústria 4.0 na qual inventamos um mundo gerenciado por Sistemas Ciber-Físicos (Cyber-Physical Systens - CPS). Entretanto, estranhamente, a manufatura no Brasil é ainda realizada primeiramente no mundo físico para somente depois (em alguns poucos casos) se processar a Transformação Digital. Existe algum equívoco gerencial ou ainda a Indústria Brasileira não conseguiu sair da Indústria 2.0 e está apenas sonhando em se aproximar dos limites da já ultrapassada Terceira Revolução Industrial. Em seminário que proferi em 17/05/2018, com o tema “Indústria 4.0 é condicionada pelos CPS”, enfatizo que se no Brasil a Pesquisa e o Desenvolvimento Industrial não forem conduzidos na linha dos CPS estamos fadados a continuar no subdesenvolvimento que nos escraviza e limita”.

DIAS, C. M. C. - 2018

Hoje, em 31 de maio de 2021, se fosse apresentar uma palestra para tratar do tema “Indústria 4.0 é condicionada pelos CPS” não teria que mudar absolutamente o já apresentado há três anos passados, pois nada mudou significativamente em nosso país; salvo, é claro, raras exceções.

O Brasil não inova, a Indústria Brasileira não é inovadora e não chegou ainda na Indústria 4.0, continuamos sem a Transformação Digital e os CPS é uma realidade impensável na maioria dos casos.

Carlos Magno Corrêa Dias
31/05/2021