30 de jan. de 2021

A não violência é das armas a mais poderosa.


Todo 30 de janeiro a humanidade é chamada para celebrar o DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA para refletir mais intensamente sobre a “não agressão” e suas consequências.

Em 30 de janeiro de 1948 era assassinado Mohandas Karamchand Gandhi (1869 - 1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi, a “grande alma” (Mahatma), o qual nos ensinava: “A não violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. Ela é uma arma para os bravos”.

Segundo Gandhi a verdade (satya) e a não-violência (ahimsa) uniam-se em simbiose para, com paciência e compaixão, constituir a “força do amor” ou a “força da alma” que não admitindo o uso da violência contra um adversário desarmaria o mesmo de seus erros.

Para Gandhi “a não violência é a mais poderosa que todos os armamentos no mundo. É a mais forte que a mais forte arma destruidora inventada pela ingenuidade do homem”.

O Satyagraha (o princípio da não agressão) como meio de revolução é uma possibilidade de paz na unificação. “O caminho da verdade” é tal que frente ao imoral deve-se impor posição mental moral que tem a força de tornar o aço do tirano inútil ao acabar com sua esperança quando a ele não se oferece resistência física alguma. A resistência da alma escapa de todo assalto e obriga o agressor a dobrar-se para assim dignificá-lo.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/01/2021