4 de out. de 2020

Sempre PAZ e BEM para uma vida melhor.


Celebra-se em 4 de outubro o Dia dos Animais, o Dia da Natureza, o Dia do Patrono dos Animais e do Meio Ambiente.

4 de outubro é Dia de São Francisco de Assis aquele que, nascido Giovanni di Pietro di Bernardone (1181-1226), foi uma “luz que brilhou sobre o mundo” e que ao pregar “PAZ e BEM” continua chamando a dignidade dos homens para se viver uma humanidade sempre melhor.

São Francisco de Assis possuía uma visão positiva da natureza e do homem, defendendo a bondade e a maravilha da Criação. Compreendia a sinceridade, a simplicidade e as qualidades existentes no entorno da fraternidade e da caridade.

DIAS, C. M. C. - 2020

Os três princípios fundamentais de São Francisco de Assis (escutar o valor maior, ter a coragem da partilha, garantir a pureza de coração) são representados pelos três nós (da fidedignidade) presentes no cordão que prende o tau franciscano (a cruz franciscana). O tau (a letra grega) é a mais antiga forma de cruz já adotada que se conhece. São Francisco de Assis adotou o tau como seu brasão pessoal, passando o tau a ser a cruz franciscana (o crucifixo franciscano).

A cruz franciscana representa a convergência do divino e do humano; na verticalidade e na horizontalidade a cruz franciscana é reconhecida como o encontro entre o céu e a terra.

A Oração da Paz, também denominada de Oração de São Francisco, é uma oração de origem anônima que costuma ser atribuída popularmente a São Francisco de Assis.

Supostamente escrita no início do século XX e surgida inicialmente em 1912 em um boletim espiritual em Paris (França) a Oração da Paz ou Oração de São Francisco foi impressa em 1916 em Roma (Itália) em uma folha na qual de um estava uma imagem de São Francisco e do outro lado os dizeres da oração.

Muito provavelmente devido à correspondente associação e uma vez que a oração reflete muito daquilo que São Francisco de Assis pregava é que a Oração da Paz começou a ser atribuída a São Francisco de Assis. Entretanto, estudos levam a crer que a Oração de São Francisco não é de autoria de Giovanni di Pietro di Bernardone. Não se sabe, entretanto, que é o verdadeiro autor desta oração.

Seja como for, no Dia de São Francisco de Assis e em todos os dias quando se julgar necessário, proclame-se a Oração da Paz:

“Senhor:
fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna!
Amém".

PAZ e BEM!

Carlos Magno Corrêa Dias
04/10/2020