16 de out. de 2020

Poucos bilhões seriam suficientes para acabar com a fome.


Em 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação e o Dia da Ciência e Tecnologia.

Sobre a primeira celebração observe-se que a data foi escolhida para lembrar a criação (em 1945) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e para refletir sobre a necessidade de se alcançar a segurança alimentar para se garantir que todas as pessoas tenham acesso regular a alimentos suficientes para levar-se uma vida digna e saudável. Em 2020, o tema do Dia Mundial da Alimentação é “CRESÇA, ALIMENTE, SUSTENTE. JUNTOS.”.

Já a segunda comemoração tanto se presta para festejar as grandes descobertas em Ciência e Tecnologia como para incentivar novos e inovadores desenvolvimentos científicos e tecnológicos em prol da melhoria de vida das pessoas.

A despeito da impressionante evolução científica e tecnológica que o mundo experimenta com a Quarta Revolução Tecnológica é sabido que até o fim do dia de hoje cerca de 25.000 (vinte e cinco mil) pessoas vão MORRER DE FOME neste mundo onde comemoramos o Dia da Alimentação e o Dia da Ciência e Tecnologia no mesmo dia 16 de outubro. Serão, até o final de 2020, mais de nove milhões e cem mil vidas ceifadas pela falta de ter aquilo que comer para sobreviver.

Estudos já demonstraram, entretanto, que com algo em torno de apenas 13 (treze) bilhões de dólares por ano já seria suficiente para a aquisição de alimentos para satisfizer as necessidades básicas de alimentação dos famintos existentes no mundo.

Fala-se em “apenas” 13 (treze) bilhões de dólares porque, por exemplo, tão somente uma dentre as empresas gigantes de Tecnologia do mundo, em 2019, teve um lucro anual de cerca de 30 (trinta) bilhões de dólares. Detalhe: são muitas as empresas com lucro semelhante ou maior. Então, acabar com a fome é possível.

Carlos Magno Corrêa Dias
16/10/2020