30 de set. de 2020

Os FEBianos recebem mais um imortal.


E a Galeria dos Imortais Heróis FEBianos recebe mais um de seus ilustres integrantes.

Com tristeza recebo a notícia do falecimento no último dia 29 de setembro de 2020, em Campinas, do mineiro Francisco de Assis Rodarte, nascido em 4 de outubro de 1922 em Formiga (MG) e considerado um herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Francisco de Assis Rodarte como Cabo Escrevente da Companhia de Comando do Regimento (CCR), do 11° Regimento de Infantaria (de São João Del Rei), durante a Campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial, tinha a função nada fácil na época de realizar o registro das alterações do regimento, dos boletins oficiais, da ordem do dia e das alterações das tropas.

Na sua vida civil Francisco de Assis Rodarte, constituiu família, foi trabalhar em Campinas, virou gerente de banco, integrou a Associação dos Expedicionários Campineiros (AExpCamp) sendo um de seus presidentes.

A AExpCamp é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica à preservação da memória e do patrimônio histórico-cultural dos cidadãos campineiros (adotivos ou de nascimento) que participaram da II Guerra Mundial (1939-1945) defendendo o Brasil. A AExpCamp foi fundada em 28 de outubro de 1945, em Campinas e é a mais antiga Associação de Ex-Combatentes FEBianos do Brasil.

Conforme aqueles que o conheciam bem Francisco de Assis Rodarte sempre foi um homem cortês, pacífico e cordato com uma incrível vocação para a paz e para o entendimento. Sua vida foi repleta de doses de generosidade e respeito por todos que cruzaram sua trajetória desde Formiga até os últimos dias de sua vida.

A despedida ao sempre Pracinha da FEB ocorreu no Círculo Militar da cidade de Campinas, cidade que o acolheu. Durante a cerimônia de sepultamento foram recordadas várias das ações de Francisco de Assis Rodarte nos campos de batalha da Itália que evidenciaram o espírito patriótico, resiliente e aguerrido do ex-combatente.

Segundo amigos e familiares Francisco de Assis Rodarte "combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé".

Recordar e festejar aqueles que contribuíram para o bem de seu país é promover a soberania daquela nação.

Sempre respeito e reverências aos Pracinhas do Brasil.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/09/2020