1 de ago. de 2020

Momento emblemático é relembrado no dia do estudante.


Na medida em que os acontecimentos especiais de nossas vidas vão se distanciando do presente o tempo procura chamar nossa atenção para relembrá-los com visitas diretas no túnel do tempo quando datas especiais vão se repetindo no calendário.

Neste dia do Estudante, 11 de agosto, as lembranças da Vida Acadêmica chamam, então, nossa atenção para recordar os períodos marcantes vividos na Universidade como Acadêmicos.

SC/PR - 1987

Assim sendo, é o caso do relembrar a
s Cerimônias de Colação de Grau as quais, como sempre o afirmo, são um dos momentos mais emblemáticos e dos mais significativos de nossas vidas profissionais, pois que ao recebermos nossos diplomas tanto festejamos o conhecimento adquirido como celebramos uma das mais importantes conquistas de nossas vidas além de sermos formalmente apresentados como profissionais à Comunidade pela Universidade que nos formou.

SC/PR -1987

A Colação de Grau é o último compromisso oficial do Acadêmico com a Universidade e o primeiro compromisso da Universidade com o novo Profissional que é posto na Comunidade para contribuir no desenvolvimento e progresso de sua Nação e para trabalhar pela melhoria da vida das pessoas. Naquele momento há uma emoção sem igual e assume-se uma responsabilidade das mais importantes.

Nas minhas Colações de Grau além de receber o título de Bacharel em Matemática e o título de Licenciado em Ciências (com Habilitação Plena em Matemática) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) fui honrado, também, com a distinção do Mérito Acadêmico Prêmio Marcelino Champagnat por ter me destacado como o Melhor Acadêmico naqueles dois cursos que conclui. Momentos especiais com muitas alegrias e emoções as quais sempre me fazem muito bem recordar.

No Curso de Bacharelado em Matemática minha média das médias das disciplinas cursadas foi de 9,21 (de um total de 10,00 possível). Minha média geral das médias das disciplinas cursadas no Curso de Licenciatura em Ciências foi de 9,15 (de um total de 10,00 possível). Feitos que muito me orgulham tendo em vista terem sido conquistados no período entre os anos de 1983 e de 1986 no qual não havia internet no Brasil e o acesso à informação e ao conhecimento eram limitados e sempre muito difíceis para os estudantes que dependiam apenas das Bibliotecas. A Internet chegou no Brasil apenas em 1988.

SC/PR - 1987

Os tempos no período de minhas duas Graduações eram complexos e de trabalho árduo para se adquirir e desenvolver conhecimento. Os livros eram muito caros para se comprar e os exemplares de livros disponíveis que necessitávamos para estudar eram poucos e as filas de espera para empréstimos eram enormes. Na maioria das vezes tínhamos que permanecer por longos períodos nas Bibliotecas para consultar as obras que não estavam disponíveis para empréstimos. O último ano foi, entretanto, sem dúvida alguma, o mais difícil e o mais intenso.

SC/PR - 1987

Mas, o reconhecimento institucional recebido em minhas Graduações pela qualidade de meus estudos foi talvez o mais importante dentre todas as homenagens que já recebi, pois além de coroar o esforço empenhado como acadêmico mostrou o quão importante são a determinação e os princípios para alcançarmos bem nossos objetivos.

SC/PR - 1987

As alegrias naqueles momentos das Cerimônias de Colação de Grau foram completadas por ter a satisfação e o privilégio de ter receber os títulos e os prêmios das mãos do meu já saudoso e estimado Professor, Amigo e Colega de Profissão o Professor, Engenheiro, Artista Plástico e Filósofo Euro Brandão (1924-2000), à época o magnifico Reitor da PUC-PR; cargo que exerceu entre os anos de 1986 e 1998.

Como dizia o Mestre Euro Brandão “A PUCPR tem ânsia de perfeição. Procura-a com intensidade. Administradores, professores, alunos e funcionários são, continuamente, instigados a atingir o grau superior de proveito intelectual e cultural, num ambiente de confiança, lealdade e alegria”.

SC/PR - 1987

Iniciei minhas Graduações na então Universidade Católica do Paraná (UC-PR), fundada em 14 de março de 1959, a qual em 8 de novembro de 1985 foi transformada em Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) pela Santa Sé por meio da “Sacra Congregatio Pro Institutione Catholica” de Roma em reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido pela Instituição. Mas, me formei pela PUC-PR.

Assim, tenho o duplo privilégio de ter participado da história da transformação de minha “alma mater” de UC-PR em PUC-PR; iniciando minhas Graduações em 1983 na UC-PR e concluindo-as em 1986 na PUC-PR. Dois Cursos intensos orientados por importantes valores e de reconhecida qualidade que me permitiram seguir com excelência a vida profissional como Docente, Pesquisador e Extensionista no campo do Ensino Superior nas áreas das Matemáticas e da Lógica.

SC/PR - 1987

A PUC-PR foi criada (fundada) em 14 de março de 1959 como sendo a então UC-PR. Em 17 de março de 1960 a UC-PR foi reconhecida e o seu Estatuto aprovado pelo Decreto Federal número 48.232/60. Sexagenária, a PUC-PR é uma das mais importantes Instituições de Ensino do Brasil e já há algum tempo se destaca no cenário internacional pela ampliação da qualidade que persegue continuamente.

Tive, também, a satisfação de compartilhar minha história pessoal com a história de minha “alma mater” dado que depois de Estudante de Graduação e de Pós-Graduação passei a ser Docente na PUC-PR; mas, está é uma outra história a ser contada mais adiante em outro momento.

Como dizem, somos muito daquilo que nossa “alma mater” nos ensinou. Assim, sempre reconheço ter sido orientado profissionalmente e como pessoa com o lema “‎Scientia, vita et fides” (“Ciência, vida e fé”) que é o lema da PUC-PR‎.

“Recordar é viver”. Recordar com júbilo é viver ainda melhor.

Carlos Magno Corrêa Dias
01/08/2020