25 de ago. de 2020

Celebrando os soldados e o sempre Caxias.


“Sigam-me os que forem Brasileiros”.

Sempre seja recordada a frase precedente proclamada pelo Soldado Brasileiro, Marechal de Campo, Luís Alves de Lima e Silva (1803-1880) que tão bem o representa.

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, o Patrono do Exército Brasileiro, o Pacificador, o Marechal de Ferro, foi o grande líder diplomata que conseguiu com maestria aliar a ação militar com a habilidade política para a consolidação da Unidade Nacional do Brasil.

Em homenagem ao Mestre Duque de Caxias celebra-se em 25 de agosto, dia de seu nascimento, o Dia do Soldado Brasileiro.

Parabéns a todo Soldado que em tempo de guerra ou de paz serve ao seu país com dignidade e respeito sem medir esforços.

Há de se salientar que Caxias é considerado o mais importante militar da história brasileira. Em sua homenagem, em 1923, o Ministério do Exército criou uma celebração anual o dia de seu nascimento se tornou oficialmente o "Dia do Soldado" a partir de 1925; seus restos mortais, junto com os de sua esposa, foram exumados em 25 de agosto de 1949 e reenterrados no Panteão Duque de Caxias no Rio de Janeiro; em 13 de março de 1962 foi declarado o Patrono do Exércit do Brasil.

É interessante ressaltar que Caxias se tornaria sinônimo de oficial e cidadão correto que nunca infringe a lei e o termo popular “caxias” passou a ser utilizado até hoje para se referir aos indivíduos que “seguem as normas sem desconfiança, dúvida ou evasão".

Historiadores, das mais distintas posições, não se furtam de apresentar elogios ao “mais importante soldado do Brasil” dizendo: Caxias soube “incorporar a responsabilidade de alcançar o objetivo”, foi "extremamente poderoso dentro do Partido Conservador", "provou sua capacidade e sua lealdade ao derrotar revoltas contra o regime", foi "um brilhante oficial militar" e, também, "a figura militar mais famosa do Brasil”, foi “um homem genuinamente leal ao trono", ocupou “um lugar sublime na mitologia nacional do Brasil”, atuando “tanto como estadista quanto como militar, foi astutamente competente nos dois papéis", sendo o "o maior soldado do Brasil".

Em todo Dia do Soldado do Brasil é importante recordar e celebrar, em particular, também, os Pracinhas que fizeram a diferença na Segunda Guerra Mundial na Campanha da Itália.

Hoje são poucos os Pracinhas ainda vivos. Motivo para mais intensamente celebrar no Dia do Soldado os eternos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), da recebeu, com alegria, todos o

Recordar os grandes nomes da história de um país é promover e garantir a soberania da correspondente ação.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/08/2020