16 de jul. de 2020

Primeiro Escalão da FEB põe “a cobra para fumar”.


Em 16 de julho de 1944, “a cobra começou a fumar” nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial. Naquele dia o Primeiro Escalão da FEB (Força Expedicionária Brasileira) desembarcava em Nápoles (Itália) para participar efetivamente da Segunda Guerra Mundial.

O Primeiro Escalão da FEB, composto de 5 mil Pracinhas, partiu do Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1944, a bordo do navio de transporte americano General Mann. Depois de 14 longos e difíceis dias cruzando o Atlântico aquele primeiro contingente de Soldados Brasileiros chegou na Europa para lutar e morrer pelos ideais de liberdade fazendo história.

Os primeiros Pracinhas da FEB foram oficialmente incorporados às tropas aliadas para combater firmes e determinados os adversários até o fim da guerra em maio de 1945. Começava naquele dia 16 de julho de 1944 a campanha gloriosa e vitoriosa dos Pracinhas a despeito dos horrores e misérias daquela horrível guerra.

Composto na sua maioria de PRAÇAS do 6º Regimento de Infantaria (Regimento Ipiranga) de Caçapava, São Paulo, o Primeiro Escalão da FEB foi a primeira força militar sul-americana a zarpar para combater em território europeu. O Regimento Ipiranga é a Unidade do Exército Brasileiro com maior número de jornadas em combate durante a Segunda Guerra Mundial.

Passe quanto tempo passar sempre será indispensável não esquecer do legado deixado pelos Pracinhas que empenharam suas vidas para assegurar o bem da humanidade.

Relembre-se sempre com respeito os Pracinhas do Primeiro Escalão da FEB que colocaram “a cobra para fumar” defendendo a soberania de nossa Nação.

Carlos Magno Corrêa Dias
16/07/2020