11 de jun. de 2020

Festejando os 155 anos da Batalha do Riachuelo fortalecemos nossa soberania.


Em 11 de junho comemora-se o Dia da Marinha e neste 11 de junho de 2020 celebra-se os 155 anos da nossa vitória na Batalha do Riachuelo ocorrida em 11 de junho de 1865.

A Batalha Naval do Riachuelo, disputada na Argentina, na província de Corrientes, às margens do arroio Riachuelo (afluente do rio Paraná), é considerada como uma das mais importantes da Guerra do Paraguai (1864-1870), senão aquela que foi mesmo a mais importante.

Conhecida como a Guerra da Tríplice Aliança a Guerra do Paraguai foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai).

O Paraguai perdeu a Guerra da Tríplice Aliança e como consequência teve que pagar pesada indenização de guerra e perdeu praticamente 40% do território em litígio para o Brasil e Argentina. Durante dez anos o Paraguai viveu a ocupação militar.

O principal comandante que conduziu a Armada Brasileira à vitória na Batalha do Riachuelo foi o militar brasileiro da Armada Imperial Brasileira Francisco Manuel Barroso, mais conhecido como Almirante Barroso.

O Almirante Barroso recebeu o título nobiliárquico de barão do Amazonas em 1.866, em homenagem à nau capitânia que comandava na Batalha do Riachuelo. A vitória do Almirante Barroso garantiu ao Brasil o domínio das comunicações fluviais e total controle sobre rios adjacentes, como o Paraná e o Paraguai, de forma que a garantir para o Brasil um futuro econômico promissor devido ao escoamento de produtos por meio daqueles rios.

Para imortalizar a grande conquista o pintor Victor Meirelles de Lima (1832-1903) pintou o quadro intitulado Combate Naval do Riachuelo, um óleo sobre tela de 8,2 m por 4,2 m.

Conhecer e relembrar as histórias da nossa Nação é fortalecer a nossa soberania.

Carlos Magno Corrêa Dias
11/06/2020