8 de mai. de 2020

Sangrento conflito armado enfim encerrou.


Sempre uma lembrança triste e ultrajante. Atrocidades, dor, miséria, massacres, horror, desrespeito. Antes do fim uma trégua definitiva, um armistício, entre os países em combate nunca foi possível (e, talvez, nem mesmo houvesse uma real intenção de assim se proceder). Não prevaleceu a inteligência. A brutalidade, a ignorância, reinaram.

Somente a estupidez teve vez. Capitulações, então, foram necessárias e impostas. Homens sobrepujaram violentamente os próprios homens. Destruição, banditismo, morte de milhões de inocentes e de indefesos, irracionalidades, brutalidade.

Mas, na Europa, em 8 de maio de 1945, chega ao fim de forma incondicional aquela monstruosidade quando é declarado o “DIA DA VITÓRIA NA EUROPA” (V-E DAY). Os países Aliados vencem a Segunda Guerra Mundial.

O V-E DAY é um marco divisório entre insanidades.

Em 8 de maio de 1945 acabava aquele inferno insano, o mais amplo, sangrento e cruel conflito da história da humanidade que durou de 1939 a 1945, envolveu a maioria das nações do mundo e quando cerca de 70 (a 85) milhões de pessoas foram mortas.

Lembremos da data com reflexão. Que a humanidade não seja capaz de repetir semelhante monstruosidade.

Carlos Magno Corrêa Dias
08/05/2020