12 de mai. de 2020

Nightingale e Néri para além da Enfermagem.


Em 12 de maio comemora-se, mundialmente, o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro.

A data foi definida para homenagear a enfermeira, reformadora social, estatística e escritora Florence Nightingale (1820-1910), aquela que foi um marco da enfermagem moderna mundial.

Nascida em 12 de maio, “a dama da lâmpada”, como ficou conhecida por usar sempre um “lampião” no atendimento aos feridos durante a noite, Florence Nightingale se notabilizou por ter sido pioneira no tratamento de feridos de batalhas durante a Guerra da Crimeia.

A Guerra da Crimeia foi um conflito ocorrido na Península da Criméia, no Mar Negro, no sul da Rússia e nos Bálcãs, entre 1853 e 1856. Semelhante episódio bélico foi travado entre o Império Russo e uma coligação integrada pelo Reino Unido, França, Reino da Sardenha (formando pela Aliança Anglo-Franco-Sarda e o Império Otomano - atual Turquia). O conflito se deu devido às pretensões expansionistas da Rússia.

Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna e a pioneira na utilização do modelo biomédico que se baseia na medicina praticada pelos médicos.

O Modelo biomédico tem sido usado desde meados do século XIX predominante por médicos (não por enfermeiras) no diagnóstico de doenças e consiste em focar sobre os processos físicos, tais como a patologia, a bioquímica e a fisiologia de uma doença, não levando em consideração o papel dos fatores sociais ou subjetividade individual. Tal modelo ignora que o diagnóstico é necessário ser estabelecido em uma relação entre médico e paciente.

Nightingale foi escritora versátil escrevendo cerca de 200 livros, panfletos e artigos ao longo de sua vida. Um de seus importantes trabalhos aborda o treinamento para enfermeiras. Florence foi fundadora da primeira Escola de Enfermagem do mundo no Hospital Sain’t Thomas, em Londres. Atualmente o “Juramento Nightingale” é feito pelos novos Enfermeiros em sua honra. Recebeu a Ordem de Mérito do Reino Unido como reconhecimento por seus trabalhos.

Florence Nigthingale realizou, também, importante contribuição no campo da Estatística ao ser pioneira na utilização de métodos de representação gráfica de dados como é o caso do gráfico setorial por ela proposto.

Em suas narrativas criou gráficos coloridos para evidenciar a urgente necessidade de se adotarem medidas sanitárias nos hospitais. A ideia de Florence era facilitar a comunicabilidade por meio dos gráficos. Seus gráficos convenceram as autoridades a aplicar medidas sanitaristas para salvar as vidas dos soldados feridos. Seus estudos mostravam que a principal causa de mortes dos soldados se devia à infecção hospitalar e não aos ferimentos em batalha como se pensava na época.

Quando retornou à Inglaterra Florence elaborou um relatório com os dados e registros que reuniu durante a guerra. Naquele documento usou o seu conhecido Diagrama da Rosa que demonstrava de forma clara e impactante suas conclusões. Florence foi a primeira mulher a integrar a Sociedade Real de Estatística.

Florence dizia: “o diagrama deve atingir os olhos, coisa que um monte de palavras e números jamais conseguirão”.

Assim pensava Florence Nightingale: “A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes, poder-se-ia dizer, a mais bela das artes”.

No Brasil é comemorada, também, a Semana da Enfermagem instituída pelo Decreto 48.2020/60, de 12 de maio de 1960, a qual vai do dia 12 ao dia 20 de maio datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880 o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery ou Ana Néri (1814-1880).

Ana Néri, nascida Anna Justina Ferreira, foi pioneira da enfermagem no Brasil e foi voluntária na Guerra do Paraguai sendo incorporada ao décimo Batalhão de Voluntários em agosto de 1865 como Enfermeira.

Durante a guerra prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações. Depois da guerra foi homenageada com a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe.

É sempre necessário lembrar que um Enfermeiro ou Enfermeira é o Profissional da Saúde responsável pelo atendimento mais direto e próximo dos pacientes e que, em absoluto, é um auxiliar do médico. Os Enfermeiros cuidam dos pacientes e trabalham em conjunto com os Médicos. As funções dos Enfermeiro e dos Médicos são, certamente, integradas; porém são independentes entre si.

Parabéns às Enfermeiras e aos Enfermeiros que tanto ajudam a salvar vidas cuidando do bem-estar dos pacientes.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/05/2020