30 de out. de 2019

Livros e Bibliotecas para a soberania nacional.


Em 29 de outubro de 1810 foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil e em sua homenagem foi criado o Dia Nacional do Livro a ser celebrado a cada dia 29 de outubro. O Dia Nacional do Livro foi oficializado pela Lei número 5.191 2, de 18 de dezembro de 1966.

A Biblioteca Nacional do Brasil teve sua origem com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil. O acervo inicial chegou ao Rio de Janeiro em 1808 e contava, além de livros, com manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

De outro lado, mas associado ao Dia Nacional do Livro, temos, também, no Brasil, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca a qual foi instituída pelo Decreto Presidencial número 84.631, de 12/04/1980 (ratificado para 09/04/1980).

Tanto os Livros quanto as Bibliotecas contribuem para a soberania de uma Nação.

Como me permito observar “o livro chama o intelecto transformando mentes”, pois que “os livros, quaisquer que sejam, são sempre revolucionários”, no sentido mais amplo e “forte” do termo “revolucionário”.

Então, transformemos nossas mentes e ampliemos nossas experiências lendo livros, pois que “livros lidos são mais que experiências adquiridas”, são o “repositório” do então vivido pela humanidade.

Apoderemo-nos da força que os livros e as bibliotecas nos garantem. Permitamos a transformação de nossas mentes lendo livros.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/10/2019