17 de set. de 2019

Avaliando risco de corrupção para garantir sustentabilidade corporativa.


Em 16 de setembro de 2019, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), participei, a convite da Rede Brasil do Pacto Global, do Workshop Avaliação de Risco de Corrupção.

O evento, realizado pela Rede Brasil do Pacto Global e a Deloitte, com o apoio do Sistema Fiep e do CIFAL Curitiba (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina de Curitiba), objetivou capacitar profissionais da área para aplicação do Guia de Avaliação de Risco de Corrupção a fim de combater a corrupção.

Durante a reunião foi apresentada a evolução do combate à corrupção no Brasil e os programas de compliance das empresas, foram conduzidas atividades de treinamento considerando-se aspectos teóricos e práticos dos programas de compliance e das metodologias de avaliação de riscos, bem como foi apresentado o painel “Experiências práticas e inovadoras na implantação de programas de compliance e no combate à corrupção no Brasil”.

Centrado na concepção que a avaliação e mitigação efetiva dos riscos de corrupção são prementes para o setor privado mundial para alcançar sucesso e sustentabilidade corporativa foi produzido pelo Pacto Global da ONU o Guia de Avaliação de Risco de Corrupção.

Traduzido recentemente para o português pela Rede Brasileira do Pacto Global o Guia de Avaliação de Risco de Corrupção objetiva apresentar medidas e práticas robustas como parte da estratégia de sustentabilidade corporativa para avaliar os riscos da corrupção para reduzir a exposição a vários riscos e evitar danos dispendiosos para as empresas decorrentes da corrupção.

Aproveitando a temática do workshop foi apresentado, também, Rede Paranaense de Compliance que constitui iniciativa lançada em 2018 pelo Sistema Fiep, em parceria com o CIFAL Curitiba, a qual tem por objetivo reunir Organizações para pensar e debater as múltiplas questões sobre compliance, disseminar a cultura da integridade.

Carlos Magno Corrêa Dias
17/09/2019