30 de ago. de 2019

Brasil continua no Top 5 dos melhores do mundo no Ensino Profissional.


Na WorldSkills 2019, a maior competição de Educação Profissional do mundo, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze, e, também, vinte e oito certificados de excelência em ocupações nas quais os competidores ficaram acima da nota média.

Em 2019, a WorldSkills, considerada a Olimpíada Internacional de Educação Técnica, foi realizada em Kazan, na Rússia, entre os dias 22 e 27 de agosto de 2019.

Sendo executada a cada dois anos, em países diferentes, a WorldSkills é realizada com jovens de até 22 anos que disputam prêmios para demonstrar habilidades individuais e coletivas em ocupações técnicas diversas quando se submetem a duríssimas provas com padrões internacionais de qualidade.

A Delegação Brasileira, constituída de 63 jovens que disputaram com outros 354 jovens do mundo inteiro, conquistou na WorldSkills 2019 o terceiro lugar na classificação geral enquanto a China, que sediará a próxima WorldSkills em 2021, em Xangai, assumiu o primeiro lugar e a Rússia ficou em segundo.

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) treinou 56 dos participantes da Equipe Brasileira enquanto os demais foram preparados pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O Brasil demonstrou na competição que em 73% das ocupações que defendeu tem padrão de excelência de forma que de cada quatro competidores brasileiros três tem referência da WorldSkills.

Em 2015, em São Paulo, o Brasil conquistou o primeiro lugar no torneio e em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, alcançou o segundo lugar. Somos, portanto, o grande vencedor nas últimas edições da WorldSkills.

Como dizem: o Brasil é o país a ser vencido em cada edição da WorldSkills.

Parabéns pela excelência da Educação Profissional do Brasil.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/08/2019