22 de fev. de 2019

Atualização da qualificação profissional e atuação no mercado externo.


Com o tema “Diálogo Industrial - Qualificação Profissional e Atuação no Mercado Externo” foi realizado em 20 de fevereiro de 2019, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), capacitação objetivando: “apresentar dados e estudos que contextualizam a qualificação do profissional da indústria na atualidade; apresentar dados e estudos que contextualizam a carência de mão de obra qualificada para atender as diversas demandas do setor produtivo; demonstrar como as falhas educacionais existentes no país impactam diretamente na formação e qualificação do profissional, provocando com isto uma baixa produtividade; apresentar a baixa representatividade das empresas brasileiras no comércio exterior mundial e, a centralização de nossas exportações em poucos mercados; mostrar que apesar das micro e pequenas empresas representarem quase metade (49,6%) do total de exportadores brasileiros, elas possuem uma baixa representatividade no valor exportado pelo país, além de apresentarem uma inconstância em suas ações exportadoras; demonstrar como a falta de profissionais qualificados além de reduzir a competitividade das empresas no mercado interno, praticamente inviabilizam o processo de internacionalização destas, uma vez que estes não estão aptos para atuar em operações de comércio exterior; e, promover a reflexão sobre os problemas enfrentados pelos participantes, no que se refere a baixa qualificação dos profissionais da indústria e como esta acaba impactando na ampliação da presença das empresas no mercado internacional”.

O evento foi promovido pelo Sistema Fiep, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), sendo realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep. O CIN e o Sistema Fiep apoiam a qualificação dos Profissionais da Indústria Paranaense e a Internacionalização da Indústria Paranaense.

Durante o evento ficou mais uma vez evidenciado que tanto os Profissionais da Indústria quanto as Indústrias Brasileiras devem conhecer mais a realidade do Mercado Interacional. Para tanto é exigido conhecer a qualificação do Profissional da Indústria e como está a Educação no Brasil. Urge, também, saber como está a produtividade do Trabalhador Brasileiro, como são (de fato) as exportações brasileiras, como se encontram as micro e pequenas empresas no atual cenário internacional e quais são as relações de impregnação entre a qualificação e a exportação. As correspondentes questões foram pautadas no evento.

Contribuindo fortemente para a ampliação de visão do Mercado Industrial tive a grata satisfação de participar de mais este importante evento promovido pelo CIN e pelo Sistema Fiep.

Para que a Indústria Brasileira seja forte é necessário sempre o conhecimento sobre a realidade do Mercado Industrial Internacional e a melhor qualificação do Profissional da Indústria. E, como o digo sempre: “Indústria Forte. Nação Soberana”.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/02/2019