1 de out. de 2018

O reconhecimento das Pessoas com Deficiência.

             
Em 26/09/2018, na Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), participei da Reunião do FOREAS (Fórum Regional de Assistência Social) de Curitiba quando tratamos e discutimos a “Evolução Histórica e Atual Conjuntura das Leis e Políticas Públicas voltadas para as Pessoas com Deficiência (PcD)”.

           
DIAS, C. M. C. - 2018

PcD são Pessoas que possuem limitações permanentes (deficiência visual, auditiva, física ou intelectual). As limitações permanentes são aquelas com as quais as Pessoas já nascem com as mesmas ou as adquirem no decorrer da vida.
       
Foto Divulgação do Foreas - 2018

No Brasil quase 24% da população é composta por Pessoas com algum tipo de deficiência e o número de PcD vem crescendo a cada ano. Apesar deste quadro as PcD não vivem em uma Sociedade adaptada e a maioria sequer são visíveis ao público em geral ficando, em muitas das vezes, confinadas em suas moradias.

Objetivando a conscientização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das PcD na Sociedade foi estabelecido pelo Decreto de Lei número 11.133, de 14 de julho de 2005, que em 21 de setembro de cada seja celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Brasil e correspondentes discussões sejam promovidas.

Muito preconceito, falta de informação e inacessibilidade pública são, talvez, os principais pontos que dificultam a vida das PcD.

É necessário tratarmos a questão da inclusão das PcD na Sociedade com maior intensidade, resiliência e responsabilidade.

Carlos Magno Corrêa Dias
01/10/2018