4 de jul. de 2024

Universalização das Bibliotecas Nacionais de Língua Portuguesa.


A convite da Biblioteca Nacional do Brasil (BNB) participei, em 6 de junho de 2024, do Seminário “Rio Atlântico - Diálogo e Cooperação entre as Bibliotecas Nacionais do Brasil e dos PALOPs” o qual marcou o início da relação cooperativa entre as Biblioteca Nacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e o Brasil.

Biblioteca Nacional do Brasil - 2024

O seminário em referência, uma homenagem ao livro “Um Rio chamado Atlântico - A África no Brasil e o Brasil na África”, desenvolvido online com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube BNB, foi primeiro evento da BNB objetivando diálogo e cooperação com “Bibliotecas Nacionais de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa” dos PALOPs: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné Equatorial.

A importância do evento foi destacada, em particular, por ser a BNB possuidora de reconhecida experiência em gestão da memória e por ser reconhecida pela Unesco como uma das maiores e importantes Bibliotecas Nacionais do mundo (a maior da América Latina) e detentora de expertise que, certamente, contribuirá para auxiliar as Bibliotecas Nacionais dos Países Africanos de Língua Portuguesa a mais adequadamente se organizarem e superarem os enormes desafios envolvidos na preservação da memória coletiva nacional.

Durante o evento foram abordados temas como “Potências da Memória”, “Bibliotecas Nacionais dos PALOPs/Brasil: desafios e oportunidades”, “Um olhar do presente para o futuro”, “Projetos de vanguarda no Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde”, “Há vida na Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe”.

Fundamentalmente, durante o evento, os participantes se comprometeram a desenvolver parcerias visando ações e trabalhos para a troca de experiências entre as Bibliotecas Nacionais envolvidas. De minha parte, a convite das Bibliotecas Nacionais de Angola e Cabo Verde, encaminharei exemplares de alguns de meus livros para comporem o acervo daquelas importantes instituições.

Os PALOPs (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) constituem um grupo de cooperação que reúne os Países Africanos cuja Língua Oficial é o Português. Os PALOPs são compostos por cinco membros originais: Angola (no sul da África), Cabo Verde (um arquipélago no Oceano Atlântico), Guiné-Bissau (na costa oeste da África), Moçambique (na costa do Oceano Índico) e São Tomé e Príncipe (um arquipélago no Golfo da Guiné). A Guiné Equatorial integra, também, os PALOPs dado ter adotado o Português como língua oficial após sua adesão ao grupo.

Os PALOPs têm firmado protocolos de cooperação internacional em diversas áreas, como cultura, educação, economia e diplomacia sendo os projetos conjuntos voltados para fortalecer as correspondentes Nações e preservar a Língua Portuguesa.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/07/2024