28 de jul. de 2024

110 anos do início de um grande absurdo.


Existem datas que não ocorreram para serem celebradas, mas que devem ser recordadas como sinal de alerta. Tal é o caso do dia 28 de julho de 1914 quando teve início a miserável, sangrenta e insana Primeira Guerra Mundial.

Desenvolvida de 28 de julho de 1914 até 11 de novembro de 1918 a Primeira Guerra Mundial (também chamada de “Grande Guerra” ou “Guerras das Guerras”) foi uma das maiores atrocidades praticadas pela humanidade contra os próprios homens a qual produziu impactos profundos na história global, redefinindo fronteiras e relações internacionais.

Muito além de homens se mataram a subjugação do homem pelo próprio homem ocorreu de forma insana e bestial naquele conflito internacional. Uma estupidez que reforça o quão brutal podem ser os supostos homens inteligentes. Todo tipo de atrocidade foi cometido. Genocídio, uso de armas químicas, assassinatos, limpeza étnica. Embora as informações não sejam precisas, principalmente, pela falta de registros confiáveis, fala-se em cerca de 40 milhões de pessoas mortas ou feridas (muitas das quais vieram a falecer posteriormente após o fim definitivo do conflito). Especialistas acreditam que foram mortos entre 9 e 11 milhões de militares somente nos campos de batalha.

A Primeira Guerra Mundial envolveu todas as grandes potências do planeta da época que se uniram em duas grandes frentes opositoras distintas: os Aliados (Reino Unido, França e Rússia) e os Impérios Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria) sendo uma das maiores guerras da história. Julga-se que a “Guerra das Guerras” foi o sexto conflito mais mortal na história. Entretanto, seja qual tenha sido a posição ocupada, aquele conflito mundial foi monstruoso em número de vítimas.

DIAS, C. M. C. - 2024

Infelizmente, porém, a carnificina e a brutalidade do grande conflito bélico mundial da Primeira Guerra Mundial não foi suficiente para que o homem entendesse, aprendesse e apreendesse, pois a humanidade continua se matando em conflitos bélicos seguidamente.

O dia 28 de julho de 1914 é um marco na história dos homens o qual deveria servir de alerta para acabar com qualquer conjunto de ações insanas que contribuíssem para a subjugação do homem pelo próprio homem como no caso brutal e estúpido das guerras que produzem, em última análise, a miséria humana no seu sentido mais devastador.

Carlos Magno Corrêa Dias
28/07/2024