24 de jun. de 2024

Dia da Araucária chama preservação.


Em 24 de junho, celebra-se no Brasil o Dia Nacional da Araucária; sendo a “Araucaria angustifólia” (Pinheiro-do-Paraná) a Árvore Símbolo do Estado do Paraná.

A data foi definida por Decreto Presidencial de 2005 para tanto festejar a árvore majestosa e emblemática que é a Araucária e que desempenha papel fundamental no Estado do Paraná, nativa da América do Sul, com ocorrência natural no Brasil, Argentina e Paraguai, como, também, para incentivar a correspondente preservação.

DIAS, C. M. C. - 2024

No Brasil, a Araucária é encontrada principalmente nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Seu formato único com uma copa cônica com ramos horizontais, com seus galhos na forma de um cálice, a torna facilmente reconhecível. As folhas da Araucária são agulhas pontiagudas, adaptadas para resistir a condições climáticas adversas e produz pinhas grandes e globosas contendo sementes comestíveis conhecidas como “pinhões”.

Enraizada na cultura do Estado do Paraná a Araucária (também chamada Pinheiro do Brasil ou Pinheiro-Brasileiro) é simbolizada no brasão e na bandeira do Estado do Paraná além de influenciar fortemente a biodiversidade ao fornecer o habitat e alimento para diversas espécies, e regular de forma determinante, também, o clima e proteger o solo.Parte superior do formulário

O Pinheiro-do-Paraná tem uma altura que pode variar entre 20 e 50 metros e sua origem é estimada em cerca de 200 milhões de anos, quando ainda os continentes Americano e Africano estavam unidos. Estima-se que a Araucária possa viver em média cerca de 400 anos podendo chegar a 700 anos de existência. No entanto, enfrentando o desmatamento e as mudanças climáticas, há estudos que alertam que a espécie pode ser totalmente extinta até 2070.

Em guarani as Araucárias são chamadas de “curi’i” (ou ‘coré’) que significa “pinheiro do paraná” ou “pinhão”. Em tupi, “coré” é entendido como “pinheiro, pinhão” e “etuba” é um sufixo que indica “ajuntamento”. Assim, Curitiba (“Curi’i tyba”), atual nome da Capital do Estado do Paraná, nomeação dada por um cacique da tribo Tingui, significa "ajuntamento de pinheiros", "pinheiral", “terra de muito pinhão”, “lugar de muito pinhão”.

Relembrar os símbolos de uma Nação é sempre importante para a manutenção da soberania.

Sem deixar de preservar as Araucárias, festeje-se o DIA NACIONAL DA ARAUCÁRIA degustando saborosos pinhões.

Carlos Magno Corrêa Dias
24/06/2024