21 de jun. de 2024

Celebrando Mestre da Literatura do Brasil.


Em 21 de junho de 1839, há 185 anos atrás, nascia o grande Mestre Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) um dos maiores nomes da Literatura do Brasil e, possivelmente, o mais importante escritor brasileiro de todos os tempos.

Responsável por inaugurar no Brasil o Realismo com suas “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, obra publicada em 1881, Machado de Assis foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário; escrevendo em praticamente todos os gêneros literários.

DIAS, C. M. C. - 2024

Escritor imortal reconhecido amplamente por críticos de todo o mundo Machado de Assis nasceu e faleceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), foi aprendiz de tipógrafo e revisor, ocupando o cargo de funcionário da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Principal representante do Realismo do Brasil (objetivo, irônico e crítico social que denunciava o comportamento da elite brasileira) escreveu, também, obras românticas que apresentam idealização e discutem a ascensão social.

Embora polidamente irônico Machado de Assis se distinguia pela forma assaz educada e irreverente de escrever; entretanto, se permitia sempre realizar críticas intensas e graves ao expor as questionáveis convenções sociais e a cruel existência humana.

Pobre e órfão de mãe Machado de Assis nasceu no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, mal teve a chance de estudar em Escolas Públicas e jamais frequentou qualquer Universidade. Machado de Assis trabalhou, também, como revisor em livraria, estudou francês e latim, foi crítico teatral, escreveu para periódicos, recebeu o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa e passou a trabalhar no Diário Oficial. Em 1888, já era muito conhecido e respeitado, um homem bem-sucedido embora sempre tenha enfrentado intenso preconceito por ser negro, gago e sofrer de epilepsia.

Machado de Assis foi, também, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (hoje referenciada como a “Casa de Machado de Assis”) sendo o primeiro presidente da instituição e que ocupou a cadeira de número 23.

O nome de Machado de Assis está registrado no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade sendo considerado Herói Nacional. Tamanha é a importância de Machado de Assis para a literatura brasileira que seguidamente é homenageado cada vez que se outorga o Prêmio Machado de Assis aquele que é o principal prêmio literário brasileiro.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/06/2024