18 de jun. de 2024

Auxílios à navegação no mar.


Em 28/02/2020, em Kuala Lumpur, foi aprovado o texto da Convenção da Organização Internacional de Auxílios Marítimos à Navegação. Como uma das consequências desta convenção ocorreu a transformação da IALA (Associação Internacional de Autoridades de Auxílios Marítimos à Navegação e de Faróis - “Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities”) em uma organização intergovernamental.

Fundada em 1957, com renomeação em 1998, a atual IALA, com sede Saint-Germain-en-Laye (França), é uma associação técnica internacional sem fins lucrativos, a qual reúne autoridades de Auxílios Marítimos à Navegação e demais atores de diferentes partes do mundo envolvidos no setor como fabricantes, organizações tecnológivcas, consultores, institutos científicos, envolvidos na promoção de trocas, avaliações e compartilhamentos de expertises, experiências e realizações.

O Brasil é representado junto à IALA pelo Centro de Auxílios à Navegação “Almirante Moraes Rego” (CAMR) da Marinha do Brasil. O objetivo da IALA é aumentar a segurança e a eficiência da navegação marítima por meio da melhoria e da harmonização dos auxílios marítimos à navegação no mundo.

Com o título "A nova IALA e os desafios dos Auxílios à Navegação" foi realizada, em 17/05/2024, conferência visando apresentar a IALA. Participei do evento a convite do Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro) o qual segue promovendo importantes encontros visando cada vez mais o fortalecimento da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação (formada por Academias, Empresas/Indústrias e Governo) e a divulgação de ações da Marinha do Brasil sobre os oceanos, a gestão sustentável dos recursos e a saúde da Amazônia Azul do Brasil (o Mar do Brasil).

Cembra - IALA - 2024

Conforme observado durante a conferência a IALA está incentivando os membros a trabalharem em conjunto em um esforço comum para harmonizar os Auxílios Marítimos à Navegação em todo o mundo e para garantir que os movimentos dos navios sejam seguros, rápidos e econômicos. Também ficou evidenciado que todo o trabalho em desenvolvimento tem base em proteção incondicional ao ambiente.

Reunindo especialista com conhecimentos sobre os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos e requisitos indispensáveis aos auxílios à navegação estão sendo elaborados estudos e publicações que visam dotar os navegantes dos Auxílios Marítimos à Navegação necessários para satisfazer as necessidades presentes e do futuro próximo.

Mostrou-se, ainda, como a IALA vem contribuindo para a redução dos acidentes marítimos, para a proteção do ambiente marinho, para o aumento da salvaguarda da vida humana e dos bens no mar, bem como de quais formas a IALA vem incentivando a constante cooperação entre nações para cada vez mais ampliar as orientações e diretrizes sobre os auxílios à navegação e aos mais adequados serviços de tráfego de navios.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/06/2024