19 de mai. de 2024

A situação do Ensino Superior no Brasil é grave.


Dando sequência ao Fórum da Educação Superior ABC/SBPC foi realizada, no dia 30/04/2024, a terceira edição com o tema “Panorama do Ensino Superior no Brasil”, da qual participei a convite da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

ABC/SBPC - 2024

Naquela edição foram tratados alguns dos graves problemas que assolam a qualidade do Ensino Superior no Brasil como é o caso da “crise de demanda” que por si só já não é animadora e precariza inúmeros esforços nas tentativas de se melhorar o Ensino Superior. Existem altas taxas médias de evasão nas Universidades (principalmente, nas Públicas) com menos de um quarto dos jovens de 18 a 24 anos como ingressantes.

Além do mais, o processo de formação universitária se especializou em preparar os Jovens para empregos ou precarizados ou já inexistentes tendo em vista não conseguir acompanhar o avanço absurdo, complexo e rápido das tecnologias emergentes. O Ensino Superior no Brasil, salvo o de poucas Instituições de excelência, é precário gerando Profissionais sem condições adequadas de competir no mundo atual em constante transformação.

Ficou evidenciado que grande parte das dificuldades e deficiências no Ensino Superior no Brasil se deve à manutenção de modelos engessados de ensino, ultrapassados e que não acompanham a evolução da formação necessária para resolver problemas. Foi ressaltado que pensar o Ensino Superior como formação tradicional voltada para elites há muito deixou de ter sentido e que ao se insistir em modelos arcaicos só fará o Brasil ficar cada vez mais estagnado e menos competitivo.

O Ensino Superior massificado desenvolvido no Brasil contribui apenas para o atraso e gera inúmeras dificuldades a resolver que sequer são problemas na maioria das grandes Universidades mundo afora as quais focam soluções na experimentação de modelos institucionais inovadores e condizentes com a evolução das sociedades e das tecnologias.

Parece, de outro lado, que já se esqueceu o conjunto de ensinamentos da pandemia de Covid 19 quanto aos benefícios gerados pelo Ensino a Distância (EAD), pois o “tradicional” segue combatendo a modalidade que nos próximos anos irá superar e muito o presencial.

É certo que o EAD tem problemas e existem preocupações legítimas relacionadas à qualidade. Todavia, não é permitido esquecer que o EAD é fundamental em um país onde a média de idade dos alunos do Ensino Superior é muito alta e grande parte se obriga a conciliar responsabilidades familiares e profissionais com a educação. Então, ampliar e melhorar o modelo de EAD é necessário para que mais e mais pessoas possam completar seus estudos.

O Fórum da Educação Superior ABC/SBPC, desenvolvido desde fevereiro de 2024, uma vez mais chamou importantes reflexões sobre os desafios e problemas a resolver no âmbito do Ensino Superior no Brasil, os quais são bem graves e complicados chamando soluções urgentes.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/05/2024