3 de abr. de 2014

Desenvolvimento Sustentável da Indústria Mediante Gestão da Saúde Mental.


Em junho de 2013, o Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI-PR) lançou o Programa CUIDE-SE + o qual corresponde a um novo e importante paradigma para a Indústria do Paraná naquilo que diz respeito à “valorização da vida” para “melhorar a vida do Trabalhador da Indústria”. O Programa foi pensado para promover a melhoria da Qualidade de Vida do Trabalhador da Indústria por intermédio da (necessária) prevenção e da (consequente) conscientização.

Naquela época foi realizado um primeiro Encontro “CUIDE-SE +” no qual se tratou, dentre assuntos relacionados, do tema “Álcool e Drogas no Trabalho: O que fazer?”. No endereço
www.sesipr.org.br/cuidesemais tem-se o “Portal CUIDE-SE +” no qual são apresentados os oitos eixos e os correspondentes objetivos do Programa em questão. Dentre os eixos do Programa destaca-se a “Saúde Mental” do Trabalhador da Indústria.

A convite do SESI-PR e da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), tive, no último dia 02/04/2014, a grata satisfação de participar do evento “Inovação e Qualidade de Vida no Trabalho: Gestão da Saúde Mental para o Desenvolvimento da Indústria” o qual foi realizado no Campo da Indústria da (FIEP) e constituiu ação relacionada ao Programa CUIDE-SE + precedentemente considerado.


Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças psicossociais tais como transtornos depressivos, demências, psicoses, dependência de álcool, epilepsia, transtornos de estresse, distúrbios pós-traumático e a fármaco-dependência, aumentarão, significativamente, nos próximos anos ampliando ainda mais os casos de estresse e depressão no trabalho que causam, invariavelmente, longos afastamentos do trabalho. Pondere-se, a propósito, que no Brasil, atualmente, os transtornos mentais são a terceira causa destes afastamentos.


O evento “Inovação e Qualidade de Vida no Trabalho: Gestão da Saúde Mental para o Desenvolvimento da Indústria” veio contribuir para a disseminação da ideia que a prevenção, por um lado, e a educação dos Trabalhadores, por outro, no que tange à SAÚDE MENTAL, devem condicionar a busca de caminhos para promover o Desenvolvimento Sustentável da Indústria.


Com base na perspectiva em foco, na qual a Saúde Mental do Trabalhador da Indústria é um dos condicionantes para garantir um ambiente de Desenvolvimento Sustentável e promotor efetivo da Qualidade de Vida do Trabalhador na Indústria, foram sinalizadas, durante diálogos que mantivemos ao longo do evento, diversas oportunidades de ação conjunta, de pesquisas e de trabalho, particularmente, entre a Universidade e a Indústria.


Durante o evento discutimos soluções efetivas para integrar ganhos econômicos com Benefícios Sociais na Indústria, os caminhos atuais para o Desenvolvimento Socioeconômico, bem como, possibilidades de ação para enfrentar os desafios dos Mercados atuais e viabilizar a Inovação nas Empresas e nas Industriais brasileiras servindo-se de mecanismos que venham promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho.


Com o evento em referência, corroborando os objetivos do Programa CUIDE-SE + do SESI-PR, é lançado o desafio de manter e melhorar a Saúde Mental e a capacidade funcional do Trabalhador da Indústria para reduzir perdas de produtividade, mas, principalmente, para proporcionar a desejada qualidade de vida do Trabalhador na Indústria.

Carlos Magno Corrêa Dias

03/04/2014